Skip to main content

Meio ambiente

O Residencial Guaratuba está localizado na zona de amortecimento do PERB.

Em 2010 com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga, o Residencial Guaratuba (com instalações desde a década de 1980) foi integrado à sua zona de amortecimento.

A criação do PERB teve como objetivo a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor ecológico entre os ambientes marinho-costeiros e a Serra do Mar, garantindo que esses ambientes permaneçam conectados, mantendo os processos naturais e o fluxo gênico entre seus ecossistemas, abrigando 98% dos remanescentes de restinga de toda a Baixada Santista.

Nossa Fauna

No Residencial Guaratuba, recebemos o maior número de visitas de animais silvestres, em função da nossa conformação, projeto urbano e proximidade com o Parque Estadual Restinga de Bertioga.

Destacamos algumas espécies ameaçadas de extinção:  onça-parda (Puma concolor),  anta (Tapirus terrestris),  queixada (Tayassu pecari) e a jacutinga (Aburria jacutinga). (Fonte: guiadeareasprotegidas.sp.gov.br)

Encontramos ainda, cutia (Dasyprocta punctata),  Jacu-guaçú (Penelope jacguaçu),  Esquilo caxinguelê (Sciurus aestuans), Macacos-prego, Teiú, um Gavião asa de telha (Parabuteo unicinctus), Curicaca, Coró-coró, um Tiê sangue (Ramphocelus bresiliens, (símbolo da Mata Atlântica e do nosso residencial), Tiê galo, Saíra sete-cores,  Saracura, Tucanos, Periquitos, Canários da terra, Papagaios, o Bandeirinha, Coleirinha, Picharro, Pichochó, Sabiá-laranjeira, Sabiá-coleira, Cigarrinha, Tico-tico, Bigodinho e outros mais.

É possível ainda encontrarmos a noite, Gambás, morcegos, corujas, tatus… enfim, são muitos!

É constante o esforço da administração no que se refere a proibição de caça (crime ambiental) coibição de atos e atentados a fauna, além da preservação da cadeia alimentar

Nossa Flora

Estão presentes no Residencial Guaratuba diversos exemplares da flora da mata atlântica.

Destacamos algumas espécies: o jundu, bromélias,  orquídeas, lírios, as palmeiras juçara,  pupunha, açaizeiro, goiabeira, pé de araçá, pitangueira, amoreira, jaqueiras e a  cabeludinha,

Limão – Citrus latifólia, Bacupari – Garcinia brasiliensis, Araça – Psidium cattleianum, Jaca – Artocarpus heterophyilus, Embaúba – Cecropia pacgystachya, Palmeira Imperial – Roystonia regia

Palmito – Euterpe edulis, Amora – Morus migra, Guanandi – Calophyllum brasiliensis, Grumixama – Eugenia brasiliensis

A preservação das áreas verdes favorecem o meio ambiente e manutenção das espécies, neste item a administração contribui com a preservação, fiscalização, replantio e compostagem.

Nossa praia

Inserida em uma localização privilegiada, com extensão de 1,5km que compreende mar e rio e proporciona longas caminhadas e passeios desde o rio Guaratuba até o Itaguaré.

Para acessa-la contamos com pequenas trilhas preservadas pela administração, repletas de diversas espécies da fauna e flora local.