No Residencial Guaratuba, recebemos o maior número de visitas de animais silvestres, em função da nossa conformação, projeto urbano e proximidade com o Parque Estadual Restinga de Bertioga.
Destacamos algumas espécies ameaçadas de extinção: onça-parda (Puma concolor), anta (Tapirus terrestris), queixada (Tayassu pecari) e a jacutinga (Aburria jacutinga). (Fonte: guiadeareasprotegidas.sp.gov.br)
Encontramos ainda, cutia (Dasyprocta punctata), Jacu-guaçú (Penelope jacguaçu), Esquilo caxinguelê (Sciurus aestuans), Macacos-prego, Teiú, um Gavião asa de telha (Parabuteo unicinctus), Curicaca, Coró-coró, um Tiê sangue (Ramphocelus bresiliens, (símbolo da Mata Atlântica e do nosso residencial), Tiê galo, Saíra sete-cores, Saracura, Tucanos, Periquitos, Canários da terra, Papagaios, o Bandeirinha, Coleirinha, Picharro, Pichochó, Sabiá-laranjeira, Sabiá-coleira, Cigarrinha, Tico-tico, Bigodinho e outros mais.
É possível ainda encontrarmos a noite, Gambás, morcegos, corujas, tatus… enfim, são muitos!
É constante o esforço da administração no que se refere a proibição de caça (crime ambiental) coibição de atos e atentados a fauna, além da preservação da cadeia alimentar